Você tem entre 14 e 24 anos e quer participar do Programa Jovem Aprendiz, já sabe como fazer a inscrição?
O Jovem Aprendiz é um Programa do Governo Federal aprovado no ano 2000, mas regulamentado em 2005.
A lei determinada que todas as empresas de médio e grande porte devem ter de 5 a 15% de menor aprendiz em sua staff.
Para participar do programa Jovem Aprendiz, o interessado deve estar cursando o ensino fundamental ou médio e escolher a empresa que participa do programa.
São várias oportunidades e o programa geralmente abre vagas uma vez ao ano.
Inscrição
Vale lembrar que são as empresas contratantes que fazem exigências dos perfis dos menores aprendizes que desejam contratar.
Para participar dos processos seletivos, os estudantes devem se cadastrar em instituições como: ESPRO (Ensino Social Profissionalizante), CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e IEL (Instituto Euvaldo Lodi).
As vagas ficam todas disponibilizadas no banco de dados dessas instituições. A boa notícia é que os jovens interessados podem fazer o seu cadastro pela internet.
Essas agências parceiras ainda fornece alguns cursos de especialização para preparar melhor os jovens.
Para isso, você precisa ficar atento às empresas as quais você tem interesse e se cadastrar conforme as instruções de cada uma.
Como procurar vagas?
Para encontrar vagas do programa Jovem Aprendiz, você deve procurar tanto em grandes portais de emprego espalhados pela internet, quanto nos sites das próprias empresas que oferecem as oportunidades.
A maioria das empresas cadastram as vagas disponíveis em instituições como CIEE, IEL e outras. No entanto, existem algumas que realizam o seu próprio processo seletivo como, por exemplo, o Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Itaú.
Você pode fazer o cadastro do seu currículo também aqui no site do ITEMM. Esperamos por você!