“Como funciona o programa Jovem Aprendiz?”. Essa é uma pergunta que muitas pessoas que estão à procura de vagas para seu primeiro emprego tem.
A iniciativa já faz parte do RH de muitas empresas, como o Bradesco, Correios entre outras companhias de médio e grande porte.
Se você quer saber mais sobre o programa Jovem Aprendiz, continue lendo esse artigo:
Programa contrata menores de idade
Com o programa, aumenta a legalização da contratação de menores de idade e autoriza a efetivação dos mesmos. Por lei, as exigências são: ter entre 14 e 24 anos, ser estudante do ensino médio ou já ter concluído essa etapa escolar.
Jovem aprendiz: como funciona o programa?
O jovem aprendiz é um profissional recém-inserido no mercado de trabalho, com idade entre 14 e 24 anos, e que está em treinamento em uma empresa.
O recrutamento do jovem aprendiz é obrigatório no Brasil para empresas de médio e grande porte, amparado pela Lei do Aprendiz, aprovada no ano 2000 e regulamentada em 2005.
O programa consiste na inserção do jovem no mercado de trabalho, sem que isso prejudique seus estudos, sua formação e seu desenvolvimento como pessoa.
O jovem aprendiz terá suas funções definidas de acordo com a vaga para a qual se candidatou, variando de empresa para empresa e de setor para setor, mas sempre em âmbito de aprendizado.
Como fazer a inscrição para o programa Jovem Aprendiz?
Para participar do programa Jovem Aprendiz, o interessado deve estar cursando o ensino fundamental ou médio e escolher a empresa que participa do programa.
São várias oportunidades e o programa geralmente abre vagas uma vez ao ano.
Para isso, você precisa ficar atento às empresas as quais você tem interesse e se cadastrar conforme as instruções de cada uma.
Como procurar vagas?
Para encontrar vagas do programa Jovem Aprendiz, você deve procurar tanto em grandes portais de emprego espalhados pela internet, quanto nos sites das próprias empresas que oferecem as oportunidades.
Você pode fazer o seu cadastro também aqui no site do ITEMM. Esperamos por você!