Em tempos de desemprego, há vagas no mercado de trabalho que ainda não
foram preenchidas devido à falta de conhecimento dos candidatos em uma
matéria básica do dia a dia: a Língua Portuguesa.
Certamente você já se deparou, em seu ambiente de trabalho, com frases do
tipo: “pra mim fazer”, “vou estar saindo”, “fazem cinco anos”, “vimos por meio
desta informar que…”. Pois saiba que erros de português são bastante comuns
e diversas empresas já buscam formas de resolver ou diminuir este problema.
Não importa qual o ramo ou segmento de uma empresa, uma boa
comunicação – oral e escrita – no ambiente de trabalho deve ser necessária
para uma empresa se manter e prosperar no mercado competitivo atual.
Você vai querer ver também: Erros de português que podem prejudicar seu trabalho
Cuidado com os erros gramaticais
Como já falamos anteriormente, erros de português são o principal motivo que
leva recrutadores a descartarem currículos, mais ainda do que a falta de
experiência.
Isso porque se em uma reunião comercial, por exemplo, a pessoa apresentar
um português ruim, se ela não perder o negócio, com certeza vai arranhar a
imagem da empresa.
Quer escrever e falar bem?
Uma recomendação importante para se expressar melhor é ler com mais
frequência. Apesar de ser uma ideia bastante simples e comum, é fato que
quem tem o hábito de consumir livros, jornais e revistas escreve melhor e
amplia o seu vocabulário.
Logo, podemos afirmar que, no ambiente corporativo, o profissional precisa
estar 100% atento à imagem pessoal, apresentando uma boa comunicação – o
que inclui deixar de lado vícios de linguagem, gírias, erros de português e,
principalmente, o erro mais comum: a concordância verbal e nominal
(singular/plural). Fique atento e boa sorte!
Continue acompanhando nosso blog para aprender mais dicas.