Em tempos de desemprego em alta, a falta de experiência faz com que os jovens sejam os que mais sofrem com o reduzido número de vaga.
Por isso, o Projeto de Lei número 2762/19, que tramitava na Câmara dos Deputados até o agosto desse ano, considera o estágio curricular como experiência profissional para admissão no primeiro emprego.
Entre os trabalhadores de 18 e 24 anos, a taxa de desemprego é de 26,6%, mais que o dobro da população em geral (12,4%), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018.
Para te ajudar, nós separamos algumas dicas para você se preparar para o primeiro emprego. Veja:
Organização
Para ter êxito na vida profissional e obter uma carreira de sucesso, é importantíssimo passar por uma fase de aprendizagem: o estágio. É nesta etapa que você terá a oportunidade de colocar em prática tudo o que foi aprendido anteriormente nas aulas teóricas.
Seja para qual for a área de seu estágio, é fundamental entender a missão da empresa, hierarquia e os aspectos mais importantes de sua função.
Mantenha-se atualizado
Não é necessário ler todos os jornais disponíveis online ou nas bancas, mas você deve se manter atualizado principalmente sobre aspectos que atingem sua área de atuação e a empresa como um todo.
Saiba administrar o tempo
O estágio é uma ótima oportunidade para o estudante adquirir experiência na área e, até mesmo, conquistar um espaço no mundo corporativo. Se o estagiário quiser que o empregador o leve a sério, ele também precisa levar o trabalho a sério. Seja organizado, saiba tomar decisões e, o mais importante de tudo, trabalhe dentro dos prazos estipulados.
Socializar
Não tenha medo de fazer perguntas e sair da sua zona de conforto. Isso mostra que você está disposto a aprender e tem interesse no trabalho.
Conheça os colegas de trabalho e troque contatos. Isso será importante para você lá no futuro.
Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário